top of page
Buscar

Rede de drogarias aposta em conveniência com vending machine e honest Market

  • Mercado e Consumo
  • 27 de jun.
  • 3 min de leitura

FarMelhor leva novos modelos de franquias à ABF Franching Expo, em São Paulo


A rede de drogarias FarMelhor está apostando em modelos de franquias que têm como foco, sobretudo, a conveniência. A marca está lançando vending machines e honest markets para comercializar produtos como itens de higiene, primeiros socorros, vitaminas, beleza e cosméticos. Os modelos estão expostos na na ABF Franchising Expo, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em São Paulo.


“O consumidor busca cada vez mais conveniência. No passado, tínhamos apenas o modelo de drogaria de rua. Para estarmos mais próximos do consumidor, a gente pensou uma ultra conveniência, que são as vending machines e os lockers, como chamamos, que funcionam no modelo de honest market, para ambientes de fluxo controlado”, explica Renan Reis, CEO da FarMelhor.


Operações-piloto dessas franquias da rede de drogarias focadas na conveniência estão sendo testadas em restaurantes de grandes rodovias e aeroportos. Mas a ideia é que os modelos sejam levados a locais dos mais diversos. As vending machines podem estar, por exemplo, em hospitais, arenas esportivas, estações de metrô e trens, clubes e faculdades. Os honest markets, em hotéis, condomínios residenciais e comerciais e até salões de beleza.


Quanto custa uma franquia


O investimento inicial das microfranquias da FarMelhor é estimado a partir de R$ 15 mil para o modelo de honest market e de R$ 50 mil para as vending machines. “Estamos atuando em duas frentes. Uma é o público que busca uma microfranquia para ter um complemento de renda ou até uma renda inicial. A outra são nossos franqueados, que podem potencializar a receita e dar mais visibilidade à marca”, diz Reis.


A rede de drogarias, também pensando na conveniência, coloca QR Codes tanto nas vending machines quanto nos honest markets. O consumidor pode usá-lo para encomendar produtos que não estão disponíveis nesses modelos, como medicamentos. Se o dono da operação já possuir loja tradicional da FarMelhor, o código pode direcionar o cliente para ela; caso contrário, o consumidor pode ser levado para o e-commerce.


A legislação brasileira ainda não permite a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em vending machines. Mas, atualmente, 28,9% do faturamento das farmácias e drogarias no Brasil, o que equivale a cerca de R$ 63,7 bilhões, vêm de produtos não medicamentosos, segundo dados da IQVIA.


O franqueado fica responsável pela reposição dos itens, que são adquiridos em fornecedores homologados. O mix de produtos de cada operação e os preços são definidos com base em pesquisa do perfil de consumo local.


Mais vending machines


As vending machines, incluindo as da FarMelhor, são o destaque do estande da Balcão Urbano na ABF Franchising Expo. A máquina da FarMelhor exibida no evento oferece, além da venda de produtos, uma tela interativa lateral. Ela é voltada para a exibição de anúncios dos produtos que serão comercializados na máquina — uma solução de retail mídia que permitirá geração de receita adicional para o franqueado.


A empresa tem máquinas, também, de venda de snacks, café, livros e outros produtos. Os investimentos nas franquias partem de R$ 69 mil para três máquinas. O franqueado pode escolher vending machines semelhantes ou de segmentos diferentes. Entre as opções da Balcão Urbano, estão marcas como Bites Bebes, TendTudo, Urban Drinks e Nutty Bavarian.


“Temos dois perfis de franqueados: aquele que quer um negócio próprio e aquele que está fazendo a migração de CLT para PJ porque busca mais flexibilidade”, resume Marcel Magalhães, diretor da Balcão Urbano.


A manutenção da máquina é feita pela Balcão Urbano. Cabe ao franqueado fazer a reposição de produtos. Para Magalhães, o grande diferencial da vending machine, para quem está no estágio inicial da jornada empreendedora, é que ela não precisa de funcionário. “Além disso, não há perda de produto e a mudança de local de instalação é extremamente simples. Também não há grandes custos inicias, como aqueles com mobiliário, caixa registradora, autoatendimento ou refrigerador.”


Por: Aiana Freitas

Posts recentes

Ver tudo
Indianópolis recebe nova loja da Giuliana Flores

Bairro de São Paulo marca abertura da 18ª unidade própria da marca A Giuliana Flores abre mais uma loja física. Desta vez, na Alameda dos Jurupis, 1110, Indianópolis. O empreendimento é uma loja compl

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page