Rede de SC abrirá três atacarejos na estreia no RS em 2026
- Jornal do Comércio
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Definitivamente, os supermercadistas catarinenses colocaram o mercado gaúcho na cesta de prioridades para expansão. A coluna Minuto Varejo noticiou que o grupo ZAT, da região Oeste de Santa Catarina e com foco em atacarejos, está erguendo loja em Passo Fundo. A cidade é a porta de entrada no mercado gaúcho. Os planos do ZAT para 2026 não vão parar por aí. A bandeira tem mais duas unidades definidas para cidades do Norte e das Missões.
Enquanto a unidade passo-fundense é construída, com aporte de R$ 30 milhões e previsão de 120 empregos diretos, outras duas estão definidas: uma em Santo Ângelo e outra em Carazinho, vizinha de Passo Fundo. Tudo indica que o volume de recursos e de empregos será o mesmo da primeira. Com isso, o estreante se aproxima de R$ 100 milhões em aportes.
Lembrando: Passo Fundo é sede da Comercial Zaffari, dona do Stok Center, maior rede de atacarejos do Rio Grande do Sul e que, somente em 2025, abriu oito filiais, chegando a 44 unidades. Aliás, a coluna já informou que a Comercial vai voltar a implantar unidades em Santa Catarina, onde só tem loja em Lages, e será pelo Oeste.
A operação passo-fundense do ZAT será a 11ª unidade que "passará a integrar o plano de expansão para o Rio Grande do Sul", diz a marca, em nota enviada ao Minuto Varejo. “Não será apenas a abertura de uma loja, mas um novo marco de crescimento, compromisso e visão de futuro”, assinala Jean Zat, sócio do grupo.
Segundo a rede, que também acaba de pisar no Paraná, abrindo ponto em União da Vitória, na divisa com Santa Catarina, teve alta de 145% no faturamento entre 2024 e 2025. A escolha de Passo Fundo, diz a gestão do ZAT, ocorreu devido ao "expressivo desenvolvimento econômico, localização privilegiada e forte relevância regional".
O futuro atacarejo está sendo construído na rua Livramento, no bairro Boqueirão, "em uma área estratégica, com grande fluxo de pessoas e fácil acesso". Serão 8 mil metros quadrados de área construída, mais de 120 vagas de estacionamento. A varejista quer abrir a filial no segundo semestre deste ano.
Em 2026, redes gaúchas (entre eles, Grupo Zaffari, Comercial, Unidasul - Macromix e Rissul), e catarinenses (Fort, do grupo Pereira, Via, do grupo Passarela, e Bistek) seguirão erguendo atacarejos e lojas de vizinhança.
Por: Patrícia Comunello

