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St. Marche busca investidores para acelerar plano de atingir 60 lojas


Após focar na maturação de suas unidades físicas em 2024, o Grupo St Marche pretende retomar seu plano de expansão nos próximos anos. “Devemos ter 2 a 3 lojas novas em 2025. Depois, de 4 a 5 lojas em 2026 e 5 a 6 em 2027. A ideia é continuar crescendo nesse passo de 5 lojas por ano, para tentar chegar a 60 em 5 anos, até o final de 2029”, revela Bernardo Ouro Preto, CEO do grupo, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. O plano da rede é ampliar o capital por meio de novos investidores, para intensificar esse crescimento. “A gente está olhando o mercado para fazer levantamento de capital. Então não é uma oferta de ações, não estamos vendendo ações. Estamos procurando um novo investidor para capitalizar a empresa e crescer com mais velocidade”, declara o executivo.


Expansão e faturamento


Para 2025, o plano de expansão contempla a bandeira de supermercados St. Marche, com inaugurações na cidade de São Paulo. Atualmente, são 33 unidades em operação, incluindo duas do Santa Maria Empório. “Entre julho de 2021 e setembro de 2023, fizemos 12 lojas, uma a cada dois meses, aumentando em 57% o número de lojas.” Para o CEO, este ano foi desafiador por conta de fatores como a elevação do dólar, que pressiona os preços dos produtos importados vendidos nas lojas, como rótulos da adega, queijos e frios. Ainda assim, as projeções são positivas. “Devemos chegar próximo de R$ 1,4 bilhão em 2024, saindo de R$ 1,15 bilhão no ano anterior”, revela.


Foco em performance


No primeiro semestre, as lojas maduras do St. Marche cresceram quase 10%. Segundo Bernardo, 2024 foi um ano de consolidação, no qual os esforços foram concentrados em cuidar das unidades maduras e das 12 operações novas - o número engloba 11 lojas do St. Marche, representando sua chegada a duas cidades (Campinas e Santos), e uma do Santa Maria no Morumbi Shopping. Inclusive, a estreia em uma cidade do litoral fez a rede investir em uma estratégia de sortimento personalizada. “São públicos completamente diferentes e com marcas diferentes. Em Santos, por exemplo, colocamos cadeiras de praia, sandália Havaianas, sorvete local...”, ressalta o CEO.


Empório reformulado


Neste ano, o grupo também investiu na atualização do Santa Maria, após contratar uma consultoria para repensar a marca e sua estratégia. O empório do bairro Jardim Paulistano, na cidade de São Paulo, ganhou novamente um espaço de café, que havia sido retirado na pandemia de Covid-19, além de novas áreas e produtos. “O Santa Maria é muito famoso pelas massas frescas, que eram feitas em um espaço fechado. E agora trouxemos isso para o piso de loja. São 18 massas frescas, que estão sendo feitas na frente do cliente”, explica Bernardo. O empório foi comprado pelo grupo em 2007 e, desde então, passou por reformas a cada dois ou três anos. “Precisamos estar à frente de tudo que é novo e moderno.”


Estratégia digital


Outra área de atuação repensada foi o digital. O e-commerce do St. Marche será relançado no próximo domingo (15) junto a um novo aplicativo. “No início do ano que vem, a gente lançará compras por WhatsApp com robô”, antecipa o executivo. Por meio de inteligência artificial, a tecnologia interpretará os produtos solicitados, solicitará mais informações de marcas e preferências dos clientes, e dará seguimento ao pedido. Em 2025, um dos principais focos será performar todo o ecossistema digital, aperfeiçoando a omnicanalidade. “Também vamos relançar o programa de loyalty. Hoje temos o Você Marche e vamos lançar o Marche Prime, que é um programa turbinado com mais benefícios e pontos adicionais”, complementa Bernardo.

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