Varejista da Rússia prepara chegada ao Brasil
- Giro News Portal
- 24 de mar.
- 1 min de leitura
O russo Svetofor prepara seu desembarque para estrear no canal alimentar brasileiro ainda em 2025, após ampliar nos últimos anos sua atuação na Ásia e Europa, operando principalmente a bandeira “Mere”, cujo modelo é denominado como "ultra-hard discount". No Brasil, o plano dos russos é lançar a bandeira “Vantajoso”, em um formato que se assemelha ao atacarejo de anos atrás, porém, com uma estratégia “low cost” ainda maior. O foco inicial de expansão será o estado de São Paulo, incluindo a capital e cidades do interior. O plano prevê a instalação de 15 lojas até o final de 2025.
Atuação do Svetofor no Exterior
O Svetofor soma mais de 4 mil lojas entre Europa e Ásia, todas no modelo de ultra-hard discount. Além da Rússia, atua em países como Alemanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália e China. Suas lojas contam com produtos expostos em caixas e paletes, sem qualquer ambientação, comunicação ou cuidado na experiência. O mix contempla menos de 2 mil itens e prioriza as marcas próprias ou de pequenos produtores, que oferecem preços até 20% mais baixos em relação aos concorrentes. Não se sabe ainda se o modelo será totalmente replicado no Brasil ou se haverá algumas adequações ao mercado nacional.

