top of page
Buscar

Campinas inaugura uma loja supermercadista a cada quatro dias; entenda por que setor está em alta

  • Portal G1
  • 1 de mai
  • 2 min de leitura

Em um ano, alta no saldo de lojas do setor foi de 8% na metrópole. Para economista-chefe da Apas, crescimento foi apoiado na expansão do mercado de trabalho e redução do desemprego.


Com 90 novas unidades do setor supermercadista em 2024 – o que equivale a uma abertura a cada quatro dias –, Campinas (SP) figura entre as três cidades maior número de inaugurações no estado de São Paulo, atrás da capital e de Guarulhos (SP), segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas).


Paralelamente, a cidade ocupa a segunda posição no ranking de lojas fechadas, com 55 encerramentos de atividades no período. Em primeiro lugar está a capital paulista, somando 434 estabelecimentos fechados em 2024.


No comparativo com 2023, a alta no saldo de lojas do setor foi de 8% em Campinas. Na capital paulista, o aumento foi de 15%; no ABC, 14%; em Guarulhos e na Baixada Santista, 13%.


"Durante o último ano, o setor supermercadista apresentou crescimento real nas vendas de 3%. Esse crescimento foi apoiado na expansão do mercado de trabalho, na redução da taxa de desemprego e no aumento da renda real da população", explica o economista-chefe da Apas, Felipe Queiroz.

Raio-x do setor


O levantamento da associação revela, ainda, que o setor supermercadista paulista teve um faturamento de R$ 328 bilhões em 2024, com 30,7% de participação no faturamento do setor no país e 9,3% de participação do setor no PIB do estado.


No total, o complexo supermercadista em São Paulo é composto por 26.965 estabelecimentos, sendo 48% de pequeno porte; 19% de grande porte; 17% micro; e 16% de médio porte. O estudo inclui atacadistas, hipermercados, hortifrútis, lojas de condomínio e pequenos mercados.


“Nós temos observado que o setor e o consumidor têm passado por profundas transformações. Os consumidores, cada vez mais, querem um mercado de vizinhança, proximidade e agilidade no atendimento e isso reflete no perfil das lojas que foram abertas”, complementa Queiroz.

A mudança no perfil dos consumidores se reflete em números. Entre 2023 e 2024, o número de super e hipermercados diminuiu 10,1%, enquanto os hortifrútis e lojas de condomínio cresceram 23,6% e 53,5%, respectivamente.


Mercado de trabalho


Ainda de acordo com a Apas, o setor gerou 689.714 empregos diretos em 2024, contra 669.491 no ano anterior. Em Campinas, havia 10.269 mulheres contratadas, contra 9.032 homens.


No último ano, a cidade ocupou o sétimo lugar entre as que mais criaram vagas em lojas supermercadistas, com 1.661 oportunidades.


"Para este ano, a expectativa da Apas é que o setor continue crescendo apoiado em uma conjuntura macroeconômica favorável. A nossa expectativa é que o PIB avance 2,2% neste ano, apoiado especialmente no consumo das famílias", diz o economista.

Por: Gabriella Ramos

Posts recentes

Ver tudo
Indianópolis recebe nova loja da Giuliana Flores

Bairro de São Paulo marca abertura da 18ª unidade própria da marca A Giuliana Flores abre mais uma loja física. Desta vez, na Alameda dos Jurupis, 1110, Indianópolis. O empreendimento é uma loja compl

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page