top of page
Buscar

Hubs de saúde impulsionam resultados do varejo farmacêutico

  • Panorama Farmacêutico
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Tendência reforça a experiência no PDV e redefine o papel das farmácias na jornada do paciente


O varejo farmacêutico vive um momento de recorde de vendas, superando a marca de R$ 200 bilhões em faturamento pela primeira vez em 2024, ao mesmo tempo em que a adoção de hubs de saúde se consolida no setor.


A prática consiste na reinvenção do PDV com foco na experiência do cliente, que já espera encontrar serviços como vacinação, exames rápidos e acompanhamento farmacoterapêutico em um único local, até mesmos nas farmácias de bairro.


A iniciativa é um reflexo das constantes mudanças e tendências que impactam não apenas esse mercado, mas também diversos outros segmentos do varejo, obrigando que gestores corram contra o tempo para se adaptarem às crescentes exigências dos consumidores.


Para Jauri Siqueira, participante da seção Os Especialistas do Panorama Farmacêutico e head comercial e de soluções da Clinicarx, acompanhar essas tendências deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito competitivo.


Especialista dá dicas para a criação de hubs de saúde


Com o objetivo de apoiar gestores nesse processo, o executivo listou práticas essenciais para ampliar as chances de sucesso na implementação de hubs de saúde nas farmácias:


  • Reposicione o foco no relacionamento com o cliente

Mais do que vender, é preciso criar vínculo. Farmácias que colocam o cliente no centro, com atendimento consultivo, canais abertos e escuta ativa, constroem recorrência e preferência de marca


  • Invista em tecnologia integrada

Soluções que conectam estoque, CRM, vendas e serviços em um único ambiente deixam a operação mais ágil e inteligente. Com dados bem estruturados, a tomada de decisão torna-se mais estratégica e menos reativa


  • Ofereça soluções além da prateleira

A incorporação de serviços farmacêuticos, como exames rápidos, acompanhamento de tratamentos e aferição de sinais vitais, melhora a experiência do cliente e posiciona a farmácia como parte da jornada de saúde


  • Use dados para ajustar sua oferta

Plataformas de pesquisa, NPS e análise de comportamento ajudam a entender o que está funcionando e o que precisa mudar. Farmácias que monitoram seus indicadores conseguem se manter relevantes mesmo diante de mudanças


  • Forme parcerias estratégicas

Conectar-se com redes de clínicas, laboratórios e healthtechs permite ampliar o portfólio de serviços sem precisar desenvolver tudo internamente, o que gera valor agregado e fortalece a imagem da farmácia como ponto de cuidado


Busca por inovações pode encontrar obstáculos


O caminho até o bom funcionamento dessas novidades, no entanto, pode passar por algumas barreiras que limitam o desempenho das farmácias. Para auxiliar com a identificação das mais promissoras oportunidades de investimento, Siqueira listou alguns pontos de atenção:

  • Resistência à mudança: alguns gestores ainda enxergam a farmácia apenas como ponto de venda. Essa visão limita o potencial de crescimento e atrasa decisões importantes

  • Limitações tecnológicas: a ausência de automação, a baixa integração entre sistemas e a falta de dashboards atualizados tornam a gestão mais reativa, dificultando a análise de dados e o planejamento

  • Falta de capacitação: sem um treinamento de funcionários adequado, a equipe tem dificuldade para adotar novas ferramentas e disponibilizar serviços com excelência

  • Insegurança regulatória: muitos empreendedores não sabem exatamente o que é permitido oferecer como serviço clínico ou como ajustar processos para cumprir exigências legais, o que gera medo e paralisa iniciativas


Por: Gabriel Noronha

Posts recentes

Ver tudo
Indianópolis recebe nova loja da Giuliana Flores

Bairro de São Paulo marca abertura da 18ª unidade própria da marca A Giuliana Flores abre mais uma loja física. Desta vez, na Alameda dos Jurupis, 1110, Indianópolis. O empreendimento é uma loja compl

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page