top of page
Buscar

CSN leva a indústria do aço para o varejo da construção civil com franquias de bairro

  • Mercado e Consumo
  • 5 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Estratégia da siderúrgica é uma tendência sem volta e já realizada com sucesso em outros segmentos


A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) abriu uma frente de negócios no varejo com a criação da Rede Fortaço, acompanhando uma tendência da indústria em lançar modelos direct to consumer (DTC).


A Fortaço é uma rede de franquias de material de construção, com ofertas que vão desde materiais básicos, como cimento, até acabamentos. O foco do empreendimento da CSN é conquistar espaço junto às lojas de bairro, oferecendo benefícios ao proprietário e ao consumidor.


“A chegada da Rede Fortaço é um marco significativo no cenário do varejo de materiais de construção brasileiro”, assinala Cláudio Fortuna, diretor comercial da Rede. “Estamos trazendo não apenas produtos de alta qualidade, mas também a experiência adquirida em anos de operação em outros segmentos, para ajudar as empresas a expandirem e a crescerem mais rapidamente do que se estivessem operando de forma independente. A nossa proposta é transformar a loja da vizinhança em um ‘lojaço’, trazendo profissionalismo, tecnologia e qualidade no atendimento e nos produtos”, ressalta.


Tendência


A chegada ao varejo da gigante do aço é uma tendência forte da indústria. A Hering marcou tão bem a sua transição que, hoje, poucos consumidores se recordam do início da marca apenas como fábrica de roupas. Assim também a Havaianas.


Mais recentemente, outras grandes companhias entenderam os benefícios de estarem próximas do consumidor e também lançaram as suas marcas no varejo. Um exemplo é a Swift, do Grupo JBS. Presente nos supermercados com grande variedade de carne congelada, foi para o varejo físico e online. Hoje, são mais de 100 lojas no Estado de São Paulo, com foco na oferta de cortes e proteínas. Isto porque a Swift também comercializa carne à base de plantas, sobremesas, frutas e legumes. O portfolio, hoje, é composto por cerca de 400 produtos.


A Nestlé, maior empresa global de alimentação, também seguiu por esse caminho, ampliando sua influência no varejo com a compra do Grupo CRM, controlador de Kopenhagen, Cacau Brasil e Kop Koffe, depois de já ter adquirido experiência com a Nespresso. Com a aquisição, estimada em R$ 4,5 bilhões, passou a operar as mais de mil lojas das marcas, entre corporativas e franqueadas, físicas e virtuais.


Para Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, existem pelo menos quatro benefícios para a indústria na abertura de uma frente de negócios no varejo, que foram abordados no artigo “DTC: a experiência completa“.


São eles: as marcas chegam mais rapidamente ao mercado, utilizando-se de canais próprios, passam a ter acesso a dados e a comportamentos de consumo diretamente, aprimoraram a experiência do consumidor de ponta a ponta e melhoram suas margens de lucro sem intermediações, da ordem de “16% no atacado e até 40% no varejo”, aponta o consultor. “O controle das marcas passa a ser muito mais eficiente e alinhado com a estratégia e proposta de valor”, afirma Rebetez no artigo.


Lição aprendida com sucesso, a Seara, também do Grupo JBS, inaugurou o seu primeiro restaurante gourmet no Aeroporto Internacional de Guarulhos em 22 de novembro. Batizado “The Experience”, o portfólio inclui ícones da marca transformados em receitas, cujas opções atendem desde o café da manhã ao lanche rápido.


Gigante da tecnologia, a chinesa Huawei também migrou para o atendimento direto ao consumidor, com lojas próprias e, a exemplo da Apple, buscando oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes.

Posts recentes

Ver tudo
Indianópolis recebe nova loja da Giuliana Flores

Bairro de São Paulo marca abertura da 18ª unidade própria da marca A Giuliana Flores abre mais uma loja física. Desta vez, na Alameda dos Jurupis, 1110, Indianópolis. O empreendimento é uma loja compl

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page