top of page
Buscar

Dez redes estão entre maiores empresas do varejo em PDVs

  • Panorama Farmacêutico
  • 31 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set.


Aposta em expansão orgânica ajuda a ditar rumos das farmácias


As 50 maiores redes do varejo brasileiro em número de lojas demonstram a capacidade de crescimento, flexibilidade e resiliência das empresas do setor. E nesse quesito em particular, o canal farma surge com ainda mais destaque.


Enquanto seis varejistas do segmento ocupam as 50 primeiras colocações em faturamento, dez figuram no ranking que avalia o número de PDVs. Os dados integram o levantamento do Instituto Retail Think Tank (IRTT) em parceria com a Mastercard.


O estudo reúne indicadores declarados pelas próprias empresas, além de balanços publicados, pesquisas setoriais e reportagens veiculadas por meios de comunicação com ampla credibilidade.


A RD Saúde ocupa a quarta posição geral em número de pontos de venda, com 3.230 unidades, sendo a líder absoluta no setor de drogarias e perfumarias. Em seguida aparecem as Farmácias Pague Menos, na nona colocação, com 1.649 lojas; o Grupo DPSP, em 11º lugar (1.600 unidades); e as Farmácias São João (19º, com 1.200); Essas quatro companhias fazem parte do seleto clube de varejistas com mais de 1 mil unidades em território nacional.


“O processo histórico de desenvolvimento, o tamanho da economia brasileira e do mercado de capitais, as dificuldades logísticas e as complexidades regionais tornam mais desafiadora a tarefa de abrir lojas nos mais de 5.500 municípios do país. E as farmácias vêm conseguindo alcançar esse objetivo, apostando no mix diversificado e na ampla oferta de serviços que permitem criar um elo com as comunidades onde atuam”, acredita Eduardo Terra, cofundador do IRTT.


As grandes redes encabeçam o volume de pontos de venda, mas representantes do associativismo também sobressaem na lista – a exemplo do Grupo Total, com 668 unidades e a 32ª posição geral nessa categoria.


ree

Redes de farmácias também lideram em expansão orgânica


A capacidade de expansão de uma rede de lojas representa um ciclo virtuoso: o aumento da escala amplia a capacidade de investimento e acelera o crescimento. No entanto, para expandir também é necessário considerar fatores externos ao negócio, como o crescimento do setor como um todo e a disponibilidade de terrenos ou imóveis adequados para novos pontos de venda.


Das 50 empresas com maior crescimento orgânico, 14 pertencem ao segmento de drogarias e perfumarias, um indicativo claro da força de um modelo consolidado. As farmácias, geralmente com área entre 200 e 250 metros quadrados e organização espacial simples, mostram grande potencial de multiplicação.


Um caso de destaque é o das Farmácias Nissei, que tradicionalmente investem em expansão orgânica. Em agosto de 2024, a rede adquiriu as 32 lojas da Santa Marta, impulsionando ainda mais seu crescimento. Em 2023, a rede já havia ampliado sua presença com a abertura de 80 novas unidades, um avanço de 21% em relação ao ano anterior.


ree

Por: Ana Claudia Nagao

Posts recentes

Ver tudo
Indianópolis recebe nova loja da Giuliana Flores

Bairro de São Paulo marca abertura da 18ª unidade própria da marca A Giuliana Flores abre mais uma loja física. Desta vez, na Alameda dos Jurupis, 1110, Indianópolis. O empreendimento é uma loja compl

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page