top of page
Buscar

IA já faz parte do dia a dia do Bistek

  • SuperHiper
  • 30 de jul.
  • 2 min de leitura

Tecnologia tem sido decisiva para melhorar experiência de compra, definir mix, aprimorar promoções e prevenir perdas na seção de FLV


De tendência a realidade que impulsiona desde o ambiente corporativo até a experiência de compra e a gestão de produtos. É assim que o uso da inteligência artificial (IA) tem sido aplicado no dia a dia da rede Bistek.


“Estamos usando a IA para um programa interno com foco em orientar e capacitar nossos colaboradores sobre a cultura de IA e segurança da informação”, afirma a diretora de TI do Bistek Supermercados, Tatiana Góes Mendonça. Além disso, a ferramenta é utilizada para aumentar a eficiência operacional, auxiliando no acompanhamento de reuniões, na elaboração de planilhas e na análise de dados. A empresa também possui uma equipe dedicada a projetos pilotos envolvendo a tecnologia para demandas específicas.


Todas as iniciativas de IA são desenvolvidas internamente pela equipe do Bistek, garantindo soluções personalizadas e alinhadas às necessidades do negócio. “Começamos entendendo o problema ou a oportunidade com as áreas responsáveis. A partir daí, avaliamos a viabilidade da IA, definimos o escopo e os objetivos. Em seguida, coletamos, preparamos e analisamos os dados para desenvolver e implementar o modelo”, detalha Tatiana.


Um exemplo prático do uso é a análise de cestas de compras. Ao identificar padrões de comportamento dos consumidores – como a compra conjunta de creme de leite e leite condensado para sobremesas –, a IA permite criar campanhas de marketing com mais foco e eficácia. Essa abordagem vai além das relações óbvias, revelando como certos produtos influenciam a venda de outros.


Para testar essa estratégia, o Bistek realizou um projeto-piloto no Dia dos Namorados do ano passado. “Preparamos ilhas de produtos específicos para a data em lojas selecionadas.


Disponibilizamos também material com sugestões de receitas via QR Code, permitindo que o cliente acessasse vídeos com o modo de preparo”, detalha o cientista de dados do Bistek, Mario Pedro Ghislandi. A iniciativa alcançou um aumento de 135% nas vendas e 147% no tíquete médio em comparação ao ano anterior.


Outro projeto inovador é a análise de mix de produtos, que auxilia na definição e na revisão do sortimento em cada filial. “O Bistek atende regiões com perfis de clientes distintos. Um produto líder de vendas na Serra, por exemplo, pode não ter o mesmo desempenho no norte catarinense”, explica Ghislandi. A IA é fundamental para otimizar esse sortimento, tornando-o mais assertivo para cada localidade, permitindo incluir ou excluir marcas conforme as circunstâncias. “A ideia é agrupar as lojas com características comuns e avaliar se o portfólio faz sentido para cada grupo”, complementa.


Essa análise é contínua, pois os hábitos de consumo e os produtos mudam constantemente. “Fazer isso manualmente ou com análises tradicionais seria um trabalho exaustivo. Com a IA, ganhamos velocidade e assertividade, o que é fundamental, uma vez que o Bistek opera com lojas de diferentes portes, e o mix de produtos varia de 13 mil a 25 mil SKUs”, ressalta Tatiana.


Mais recentemente, a rede está implementando uma iniciativa para prevenir perdas de produtos perecíveis. A IA correlaciona o histórico de compras e vendas com as temperaturas nos dias de entrega, otimizando os pedidos. O objetivo é reduzir o desperdício e garantir que produtos como frutas, legumes e verduras (FLV) estejam sempre frescos para os clientes.

Posts recentes

Ver tudo
Indianópolis recebe nova loja da Giuliana Flores

Bairro de São Paulo marca abertura da 18ª unidade própria da marca A Giuliana Flores abre mais uma loja física. Desta vez, na Alameda dos Jurupis, 1110, Indianópolis. O empreendimento é uma loja compl

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page