top of page

Lucro da Raia Drogasil sobe 22% com 64 novas lojas


O lucro da Raia Drogasil totalizou R$ 268,1 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que representou um avanço de 22% na comparação com o mesmo intervalo de 2022.


O resultado teve como impulso a abertura recorde de 64 farmácias entre julho e setembro. Em contrapartida, apenas três lojas encerraram operações nesse período, na contramão das estatísticas de mortalidade do setor farmacêutico.


O faturamento acumulado de 2023 já soma R$ 26,79 bilhões, o que significaria a ampliação da liderança da rede no varejo farmacêutico nacional. O market share nacional chegou a 15,6%, aumento de 0,7 pontos percentuais e com ganhos de participação em todas as regiões. Destaca-se o Centro-Oeste, onde a varejista cresceu um ponto e responde por 19,3% do mercado.


Com o fluxo de novos PDVs no trimestre, a Raia Drogasil passou a ter 2.868 unidades em funcionamento. Deste montante, 26,5% ainda estavam em processo de maturação ao final de setembro e não atingiram todo o potencial de receita e de rentabilidade. A meta é terminar o ano com 260 inaugurações.


Lucro da Raia Drogasil cresce com aumento de capilaridade


O lucro da Raia Drogasil ganha fôlego à medida que a rede redobra a aposta na diversificação do mix de farmácias, tanto que 72% das aberturas de lojas nos últimos 12 meses até setembro ocorreram fora do estado de São Paulo – onde tiveram início as operações. Entre as 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, já mantém farmácias operando ou em processo de inauguração em 305 delas.


Como parte dessa estratégia, a empresa deve incorporar dois complexos à sua malha de distribuição, que deverão iniciar atividades ainda este ano no Amazonas e no Pará. O Norte do país é a região onde a Raia Drogasil tem o menor market share – 8,9%.


Digitalização também estimula lucro da Raia Drogasil


As vendas pelos canais digitais também tiveram evolução consistente no terceiro trimestre. A receita bruta nessa categoria atingiu R$ 1,34 bilhão, índice 51% superior ao de julho a setembro do ano passado. Considerando o varejo farmacêutico em volume de negócios online, a rede tem representatividade de 15,7%.


Por: Leandro Luize

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page