Retail Real Estate (RRE) é um dos maiores, mais rentáveis e diversificados setores do mercado imobiliário comercial. Se você pretende investir neste mercado precisa entender como ele funciona.
Mas o que é afinal RRE? São bens imóveis voltados ao varejo, isto é, propriedades destinadas exclusivamente para comercializar e vender bens e serviços de consumo. Os imóveis para varejo variam de lojas individuais, strip malls a shopping centers. As lojas individuais podem estar na rua (varejo de proximidade), dentro de shoppings, strip malls ou empreendimentos de uso misto (congregam escritórios e imóveis multifamiliares).
O varejo é um dos setores mais dinâmicos da economia, compreende desde supermercados, restaurantes, lavanderias, coffeshops, academias de ginástica, farmácias, fastfoods, vestuário e muito mais. Para atender aos diferentes usos demandados pelo varejo, os formatos de RRE também são bastante diversos: pop-ups, megastores, lojas de esquina, meio de quadra, outlets, etc.
Retail Real Estate é um bom investimento?
Como em qualquer mercado, exi
stem produtos bons e produtos ruins. Os imóveis para varejo, quando bem planejados e executados, proporcionam retornos sólidos aos investidores. A seguir elenco alguns dos diferenciais do investimento em RRE:
Rendimentos acima da média
Muitos investidores são atraídos para RRE em função dos altos rendimentos que oferece. Os rendimentos em RRE são calculados como uma porcentagem da renda anual dividida pelo valor investido no imóvel. A Araújo Santhos Investimentos Imobiliários administra uma carteira de aproximadamente R$ 300MM que oferece aos investidores rendimentos acima da média de mercado, além da valorização patrimonial do bem investido. Por estes motivos RRE tem sido uma ótima opção para investidores que desejam resultado e longevidade de renda.
Contratos de Longo Prazo
Boa parte dos locatários de RRE são grandes redes varejistas, empresas com foco na operação que precisam de investidores para expandir seus negócios no ritmo demandado pelo mercado.
Diferentemente de outras modalidades de locação imobiliária, os contratos de locação para varejo geralmente têm validade de pelo menos cinco anos. Isso dá aos locatários tempo para maturação do seus negócios e, ao mesmo tempo, oferece segurança aos investidores.
Os investimentos RRE podem ser rentabilizados, ainda, através de aluguel variável garantindo ao investidor uma porcentagem da receita do locatário. Essa modalidade pode ser um bom incentivo para ambos, que se tornam “parceiros” do negócio.
Baixa manutenção
Nas locações comerciais para varejo o rendimento de aluguel é líquido uma vez que os custos com imposto e seguro predial e manutenção operacional são mantidos pelo locatário. Cabe destacar aqui a importância de investir em bons produtos de RRE: um imóvel bem planejado e bem construído gera baixa manutenção, ao passo que um imóvel mal planejado e mal executado vai gerar dor de cabeça para o investidor e locatário.
O varejo faz parte da nossa vida cotidiana.
Por que não considerar investir em imóveis comerciais para varejo?
Quem deve investir RRE?
RRE são ótimas alternativas para investidores individuais, family offices e fundos de investimento imobiliário que desejam diversificar seu portfólio de investimentos. Pequenos investidores podem se juntar em clubes de investimentos para construírem juntos uma sólida carteira de RRE.
Na Araújo Santhos atuamos há mais de 25 anos no mercado de real estate com foco em expansão varejista prospectando oportunidades de investimentos diferenciados para geração de renda e valorização patrimonial. Neste período construímos sólidas parcerias com operadores de varejo players em seus segmentos de mercado.
Autor: Mauro Araújo Santos