Padaria francesa migra para o Moinhos de Vento visando expansão da clientela
- Jornal do Comércio
- 14 de ago.
- 3 min de leitura
Operando há nove anos em Porto Alegre, a mudança da Alban Rossollin representa uma nova fase do negócio
Nove anos após a abertura, o padeiro francês Alban Rossollin mudou sua padaria de endereço. A escolha do bairro Auxiliadora para receber a primeira operação, em 2016, foi fruto de um estudo de mercado a partir da observação do empreendedor de que havia uma carência de padarias no local. Agora, o negócio deixa o antigo endereço para operar no bairro Moinhos de Vento, mudança motivada por um movimento da cidade.
Alban destaca o crescimento dos comércios do Moinhos e, em paralelo, a distância que a unidade do Auxiliadora tinha do fluxo de circulação dos clientes. “Surgiram muitas operações novas e as mais antigas se consolidaram. Aqui, tem um mix de propostas para todo tipo de público. Tem muito mais coisas para fazer, e eu comecei a sofrer um pouco com essa centralização do movimento”, relata, admitindo que o poder aquisitivo dos moradores do Moinhos de Vento também contribuiu para a decisão.
Morador da Capital desde 2014, Alban foi velejador profissional e morou em diversos países. A paixão pela gastronomia surgiu cedo e foi sua primeira formação. Durante o curso, o então estudante começou a carreira de velejador, que o levou a disputar até vagas para as Olimpíadas. A decisão de se instalar em Porto Alegre para abrir seu próprio negócio não foi meramente estratégica. “Eu me dei muito bem aqui. É uma cidade que tem muitas influências europeias, até mesmo na arquitetura. O brasileiro é muito acolhedor”, elogia o empreendedor.
Mesmo com a mudança, o conceito da padaria e o cardápio seguem praticamente iguais. A valorização da produção artesanal, com opções que priorizam a qualidade em relação à quantidade, é uma marca que Alban não abre mão. “Os clientes para quem eu vendo têm a mesma filosofia que a minha. Nós até retiramos alguns itens do cardápio que não fazem mais sentido”, explica sobre o menu reduzido que, segundo ele, não prejudica a operação. “O croissant e a baguete são os produtos que mais saem, mas os clientes confiam que, se não tiver o que eles querem, podem levar algo diferente, porque vai ter qualidade”, garante.
Uma das mudanças realizadas por Alban na nova unidade é parte de uma estratégia maior. Com atenção voltada ao futuro, o empreendedor investiu em uma loja menor e com características que possam ser replicáveis, imaginando uma expansão com parcerias. “Já viemos pensando nisso. Se você tirar uma foto daqui, pode replicar esta loja em um shopping, uma galeria. Na loja anterior, era difícil fazer isso, porque tinha mais de um ambiente, era grande. Não tinha como vender o conceito, porque era muito particular”, justifica Alban.
A fidelidade do empreendedor ao seu modelo de padaria está diretamente ligada à sua personalidade. “Gosto de contato com as pessoas. Cada um de nós tem sua própria história, e a comida é essa ponte que permite conectar as pessoas. Quando fazemos as encomendas no final do ano e penso que tem um pedaço de mim em tantas casas nesses momentos importantes, fico muito orgulhoso e feliz”, revela Alban. “Tem clientes de longa data que a gente cria uma intimidade, que acompanho ao longo dos anos. Com quase 10 anos, vi muitas pessoas que começaram vindo aqui namorando, depois com um cachorro, depois com um filho. Vi alguns que se separaram e começaram a vir sozinhos, depois com seus novos namorados. Da mesma forma, eles também acompanharam a minha caminhada, minha evolução”, avalia Alban.
A nova Alban Rossollin fica na praça Dr. Maurício Cardoso, nº 23, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O horário de atendimento é das 8h às 18h30min, de terça a sexta-feira, e das 8h às 18h, nos fins de semana.
Por: Dener Pedro

