top of page
Buscar

Petz e Cobasi Criam Gigante do Varejo Pet Após Aval do Cade

  • Forbes
  • 10 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

O acordo aprovado pelo Cade exige a venda de unidades que representam 3,3% do faturamento combinado, criando a maior rede pet do Brasil


A compra da Cobasi pela Petz, que formará a maior rede de lojas de produtos e serviços para animais de estimação do Brasil e uma das maiores da América Latina, foi aprovada nesta quarta-feira (10) pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), condicionando o negócio ao cumprimento de exigências que incluem a venda de algumas lojas.


A união cria uma companhia com receita bruta ao redor de R$ 7 bilhões, com quase 500 lojas e 20 marcas próprias de produtos.


A Petz afirmou em fato relevante ao mercado, após a aprovação do negócio anunciado no ano passado, que o Acordo em Controle de Concentração acertado com a autoridade de defesa da concorrência envolve a venda de 26 lojas no estado de São Paulo. Segundo a empresa, essas lojas representaram 3,3% do faturamento da companhia combinada nos últimos 12 meses.


“Se vai dar certo ou não é o que vamos medir e monitorar”, disse o presidente do Cade, Gustavo Augusto Freitas de Lima, sobre o acordo antes de proclamar a decisão que liberou a criação de um grupo que tem hoje mais de 480 lojas no Brasil, em cerca de 20 estados.


A rival Petlove defendia que a criação de uma empresa trinta vezes maior que o terceiro colocado no setor compromete o mercado de produtos para animais de estimação.


A Petlove, que tem atuação concentrada no mercado online, mas possui lojas físicas nas regiões Sudeste e Sul, apresentou petição na véspera ao Cade afirmando que uma proposta de venda de até 28 lojas seria um remédio claramente inefetivo e um grave prejuízo à concorrência e ao consumidor.


Mas, na avaliação do presidente do Cade, o que dá segurança para a aprovação do negócio é o fato de a terceira interessada, a Petlove, manifestar interesse em comprar as lojas que serão vendidas, além de pelo menos mais uma empresa ter demonstrado interesse inicial.


“Há ainda um pacote comportamental rigoroso. São medidas que se destacam”, afirmou o presidente do Cade, sem dar detalhes.


A Petz informou no fato relevante que, além da venda das 26 lojas, o acordo prevê compromissos comportamentais, mas também não divulgou detalhes.


Para a conselheira Camila Cabral Pires Alves, o caso foi o mais difícil de ser avaliado pelo Cade nos últimos dois anos e também o mais complexo no varejo já analisado pela autarquia.


Segundo Alves, mesmo com as medidas aprovadas, “vamos continuar tendo uma quantidade relevante de mercados com problemas”.


Por sua vez, o conselheiro Carlos Jacques Vieira Gomes cobrou que o acordo firmado pelas empresas com o Cade tenha regras claras e isonômicas para a venda das lojas caso apareça mais de um comprador.


O relator do caso, conselheiro José Levi Mello do Amaral, afirmou em seu voto que o acordo parece bom, porque garante uma situação concorrencial melhor que a atual.


Às 13h30, as ações da Petz registravam alta de 2,4% antes de terem a negociação suspensa pela B3 devido à iminência da divulgação do fato relevante da companhia sobre a decisão do Cade. No mesmo horário, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,1%.

Posts recentes

Ver tudo
Supermercados BH chega a 72 lojas em Belo Horizonte

Nova unidade no bairro João Paulo II reforça a expansão da rede na capital mineira O Supermercados BH ampliou sua operação em Belo Horizonte com a inauguração de mais uma unidade na capital mineira. L

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page