Ranking das grandes redes de farmácias vê crescimento no interior
- Panorama Farmacêutico
- 15 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun.
Entre as dez maiores empresas do setor, avanço mais significativo vem de rede do Sudeste
Índice
Grandes redes de farmácias ganharam terreno interior
Ranking por faturamento
Por bandeira, Pague Menos assume a vice-liderança
Ranking por faturamento – bandeira
Capilaridade cresceu
Ranking por número de lojas – grupo econômico
Ranking por número de lojas – empresa
Com capilaridade nacional, as grandes redes de farmácias reafirmam sua relevância no varejo, assim como na econômica em geral. Segundo o ranking da Abrafarma, os grupos econômicos ligados à entidade movimentaram R$ 103,14 bilhões em 2024, montante 14,2% maior do que o registrado em 2023.
Em parceria com a FIA-USP, a associação copilou os dados de faturamento e número de lojas para formar seu ranking de 2024. A análise integra tanto os grupos econômicos como as bandeiras por eles administradas.
“O ranking mostra como as redes associadas vêm se consolidando não apenas pela consistência nas vendas, como também pelo compromisso de disseminar saúde, bem-estar e conveniência a todo território nacional. Com 11% dos pontos de venda do país, respondemos por cerca de 53% das dispensações de medicamentos”, reforça Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Grandes redes de farmácias ganharam terreno interior
Sem grandes movimentações no top 5, a RD Saúde sustentou a liderança em faturamento pelo 14º ano consecutivo. Grupo DPSP, Farmácias Pague Menos, Farmácias São João e Panvel fecham as cinco primeiras colocações.
A grande mudança na relação ficou por conta da Drogal. Presente no interior de São Paulo e em Minas Gerais, a varejista ganhou duas posições e hoje detém a 8ª maior receita entre as redes da Abrafarma.

Por bandeira, Pague Menos assume a vice-liderança
As mudanças no ranking por bandeira são mais sensíveis. Ultrapassando a Drogaria São Paulo (DPSP), a Pague Menos agora ocupa a segunda colocação. A Panvel também ganhou uma posição, ficando em quinto lugar. A Raia Drogasil sustentou sua liderança.

Capilaridade cresceu
Em comparação com 2023, o número de pontos de venda ligados à Abrafarma subiu 8,17%, fechando o ano com 11.224 lojas. A RD Saúde manteve a liderança, seguida pela Farmácias Pague Menos.


Por: Cesar Ferro

