top of page
Buscar

"Cidades de 15 minutos": o modelo de planejamento que pode ajudar centros urbanos a se tornarem mais sustentáveis

  • Um só planeta via Instagram
  • 30 de mar.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de abr.


Já pensou em poder acessar educação, saúde, comércio, lazer e trabalho a uma distância de até 15 minutos, seja a pé, de bicicleta ou usando transporte público? Parece utopia, mas esse é exatamente o conceito das “cidades de 15 minutos”, que já está sendo implementado e adaptado em diversas capitais ao redor do mundo.


De acordo com um estudo publicado na revista Nature Cities, centros urbanos que adotam esse modelo de planejamento conseguem melhorar a qualidade de vida e reduzir os custos sociais e ambientais. Só na União Europeia, por exemplo, os benefícios gerados pelo aumento do uso de bicicletas já são estimados em mais de 90 bilhões de euros, refletindo em menores gastos com infraestrutura, meio ambiente e saúde.


No Brasil, a implementação desse conceito enfrenta desafios, pois exige um forte compromisso político, planejamento participativo e estratégias que promovam inclusão social e econômica.


Enquanto isso, seguimos nos inspirando em grandes cidades como Paris, que estão transformando o cenário urbano e apontando o caminho para um futuro mais resiliente e harmonioso com o meio ambiente.

Posts recentes

Ver tudo
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page